30 de dez. de 2012

ASIAN DOLLS!


Yoo minna!

Hoje eu vim falar sobre um vício que me atacou logo depois que eu comecei a me envolver com figuras de ação: Dolls asiáticas.

Há várias tipo de dolls oriundas da Àsia, e uma das suas principais característica é que não são brinquedos, são peças de colecionador! E a grande maioria deles, tem como hobby fotografá-las! Também há quem as use para escrever histórias e ilustrá-las com as fotos de suas dolls.

Alguns tipo de doll asiáticas:

Ball Jointed Doll. Foto: Sabrina Foggiatto.

Blythe. Foto: Divulgação.

Pullip. Foto: Divulgação.

Dal. Foto: Divulgação. (Sim, é a Madoka)
Taeyang. Foto: Divulgação.

Há outros dolls, mas esse são os mais populares!
Vou falar particularmente de cada um nos próximos posts :)

Bem, colecionar essas dolls exige cinco coisas: Delicadeza, paciência, paixão, tolerância e dedicação.

Delicadeza para manuseá-las com todo cuidado para não danificá-las, pois são EXTREMAMENTE frágeis, principalmente BDJs, que são de resina.
Paciência para reunir dinheiro para adquiri-las, vendo Pullips, Dals, Taeyangs e demais dolls produzidas pelas Groove, não baixam de 300 reais, Blythes não baixam de 500 reais e BJDs, por serem feitas artesanalmente são caras, e quanto mais grande ela for, nunca vi uma por menos de 600 reais, até mesmo as mais pequenas.
Paixão para não desistir das suas dolls facilmente, pois alguma hora você vai parar e pensar "O que eu estou fazendo?", essa hora chega em duas ocasiões: 1) Você está tão apaixonada(o) por dolls, e sua situação financeira não cobre as roupinhas, as miniaturas e as dolls que você quer, e você se frusta. 2) Quando você está num momento triste da sua vida, quando perde alguém ou adoece, e nesse momento você vai odiar quase todo o mundo à sua volta, até mesmo suas dolls, mas nem sempre é assim, há quem faça delas um refúgio para o sofrimento, e se apega mais.
Tolerância para não se incomodar com o preconceito, por que não vai faltar gente pra te dizer "Essas bonecas são dinheiro jogado fora!", "Coisa de criança, viu?", "Parece com o chuck!" ou "De que planeta veio isso?". Pois é, tem de tudo, mas você tem que aprender a tolerar e conquistar o respeito deles.
Dedicação para pentear os cabelos, trocar e lavar as roupas, limpá-las, trocar o corpo ou a wig, montar um cantinho para elas, etc...

Então, para finalizar a matéria, eu vou dizer que as dolls foram a grande luz da minha vida, eu estava num momento difícil quando chegou minha primeira doll, e minha vida simplesmente ganhou cor! Manuseá-las, bater fotos e planejar as próximas aquisições acalmam meu coração de uma maneira incrível!

Mas antes de pensar em começar a colecioná-las, por favor, pense bestante e se encaixe nas condições acima, é muito triste ver dolls largadas, com fotos em sites por aí com a dona dizendo que não as quer mais e que estão para a adoção!

Kisses and cheeses
AmandaMay